IMMA - Irish Museum of Modern Art

Continuando o dia de ontem vou colocar umas fotos do IMMA – Irish Museum of Modern Art. Gostei desse passeio, estava um dia muito bonito, com bastante sol e o os jardins estavam cheios de velhinhos e crianças. Me sujei consideravelmente já que mesmo com sol havia chovido nos últimos dias então a grama estava ainda úmida, mas eu, logicamente, tinha que tirar foto de flores pequenininhas, tentar um ângulo meio diferente e então me joguei no chão várias vezes. 


O Museu é novo comparado aos outros, ele foi inaugurado no começo da década de 90, mas o prédio que o abriga é o do antigo Royal Hospital Kilmainham. Há visitas guiadas pelo prédio, mas não havia nenhuma em um horário próximo ao que eu cheguei e o prédio está em reformas então nem me animei para conhecer por dentro.


Eu passei quase toda a tarde nos formal gardens porque, sendo bem sincera, prefiro arte mais clássica e já estava bem cansada por ter dormido pouco (e mal) e ter feito toda a visita à prisão sem ter comido nada. Confesso que nem dei bola para a maioria das coisas que eu vi lá. Escultura nunca foi o meu forte, sou mais fã de pintores, e escultura moderna então eu não conheço quase nada.

Acho que essa é a única foto de esculturas modernas que eu registrei.

Fora isso, jardins sempre são uma ótima oportunidade para fotos. Sempre adorei fotografar flores, gosto de detalhezinhos. Não a toa que na minha Pentax k1000 sempre está a lente macro. Então não tem como fugir disso no post de hoje, inclusive porque ela foi comigo, mas quero revelar os filmes apenas quando voltar para o Brasil. 


As fotos agora são dos jardins. É lindo demais e não são superlotados, como dá para ver. A maioria das pessoas devem morar nas redondezas porque o que havia de crianças e carrinhos era notável, mas o estacionamento estava quase vazio. Aqui na Irlanda é assim: o sol apareceu? Corre para o parque!

 Maldito poste que atrapalhou a foto. Só consigo reparar nele na foto. Grrr


Isso não está meio estranho? Já deu pra perceber a contradição? No Museu de Arte Moderna o jardim é lotado de arquitetura e estátuas clássicas. Quem sabe até por isso eu gostei tanto de lá. É como se ele fosse um pequeno labirinto que desemboca em esculturas. Chegou uma hora que eu não lembrava direito dos lugares que já tinha ido ou não. 



Uma parte do parque estava em manutenção, estavam cortando a grama. Acontece que nessa área ficavam a maioria dos canteiros de flores. Pois eu, sem vergonha alguma, entrei ali mesmo escondida já que eles estavam em outra área ao lado. Haviam alguns pássaros ali e isso me chamou a atenção, quando eu fui ver o que eles estavam fuçando encontrei macieiras! 
Olha que idéia legal que eles tiveram: ao invés de colocar aquelas plantas normais nos muros eles colocaram grades e macieiras. Na foto abaixo, à esquerda, dá para ver como isso funciona. Eu achei demais, tirei um monte de fotos das maças e no final, gulosa e faminta, acabei pegando uma vermelha e uma verde para experimentar depois. A maçã verde é mais doce que a vermelha, mas pode ser que a vermelha que eu peguei ainda não estivesse madura. Não fiquei muito tempo ali porque uns guardas passaram e eu tive que me jogar no chão pra me esconder. Depois disso sai de fininho.


Nessa última foto, à direita, tem a maquina usada para podar os labirintos. Para mim foi uma novidade, não sei se por desconhecimento ou burrice antes disso eu achava realmente que era manual a coisa, ou no máximo com um uma máquina manual, igual era usado no jardim lá de casa.




Tinham muitos caramujos/caracóis naquele jardim, mas eu só passei a reparar neles depois que vi essa gosma nas flores e comecei a investigar o que poderia ser aquilo. Quando os vi, escondido embaixo das folhas, é que eu entendi: eram eles que iam até a ponta das flores.



Falando novamente de estátuas, as que eu mais gostei ficam logo na entrada, até meio escondidas e são os anjinhos gordinhos. Tinha um lendo/escrevendo que eu me encantei, bem bonitinho.




Esse post parece até meu antigo flickr onde eu só postava coisas em macro, mas eu acho que melhorei um pouco nisso, mesmo com todo aquele malabarismo infernal para a lente estragada. Gostei de andar pelo IMMA em um dia ensolarado. Depois de morar em Dublin você percebe que o sol é algo que deve ser aproveitado algumas vezes. Continuo preferindo dias bem frios e chuvosos, mas um pouquinho de sol é bom, nem que seja para fotografar.

Aqui alguma das fotos que eu tirei na rua vindo para casa. A primeira é uma intervenção com stickers que eu já vi várias pela cidade, eu chamo de "monstrinhos do pacman" porque é o que parece pra mim. Tem vários estilos, vou tentar ver se encontro os outros e posto depois. Gosto de lembrar dessas coisas. 

Não tenho a mínima idéia do que é isso, parece uma faculdade, mas não era movimentada para parecer, realmente, uma.

Nessa região fica a Heuston Station que é uma estação de trem enorme. Acho que ela só é menor que a Connolly Station. E o mais bizarro: as duas maiores não se conectam entre si apesar de serem "próximas". Vai entender... O local é sempre movimentado com carros, luas (um trem urbano, meio metro, é esse da primeira foto abaixo), taxis e pedestres. 

  É tipo um lixo para roupas velhas, você coloca ali e eles recolhem. Se bem me lembro é do Instituto de Câncer de Mama aqui da Irlanda.


Acho essa rua muito bonitinha! Não é muito fácil encontrar ruas amplas assim em Dublin. Ela é caminho para o Phoenix Park e é cheia de pubs e hotéis. Ao fundo, aquele prédio espelhado, é o Criminal Court daqui. Boatos que você pode ir assistir julgamentos, mas eu me enrolei e ainda não fui em nenhum.

Bom, era isso. Ainda não decidi onde vou, são menos de 15 dias para eu me mudar e tem bastante coisa que eu quero ver. Lógico que depois ainda volto par Dublin, mas será mais para rever os amigos e tudo mais do que pra fazer turismo. Pra variar eu deixo o tempo estar quase no fim para começar a fazer isso. 

Até mais.
Fernanda

Adoro fotos de bandeirinhas. Percebi que sempre que posso eu tiro foto delas. hahaha

This entry was posted by Fernanda Ferronato. Bookmark the permalink.

Leave a Reply